terça-feira, abril 15, 2008

O Calendário Litúrgico recomenda para esta terça, 15 de abril, as seguintes leituras bíblicas:

Salmos 45 ou 47,48
Êxodo 32:21-34
I Tessalonicenses 1:1-10
São Mateus 5:11-16

No devocionário Sementes n° 62 (ano de 2004), encontramos a seguinte meditação, de autoria de Avante Dia-a-Dia:

Somos pecadores
"Joguei aqueles enfeites no fog e sai".
A explicação do Barão, sobre como se formou o bezerro de ouro, é uma das frases mais cômicas de todas as escrituras. É também uma das mais perigosas. Nela, Aarão nega qualquer responsabilidade em sua vida espiritual. Ele afirma que apenas jogou o ouro no fogo e surgiu um ídolo. Pensar que o pecado é um acidente do destino, um lapso da vontade ou jeito de ser, é não dar valor ao perdão de Deus. Isso quer dizer que eu mesmo decido meu próprio perdão, pedindo desculpas ou me explicando, quando devo arrepender-me.
Os bezerros de ouro (e outros pecados) não acontecem; nós os criamos no pecado da idolatria, da glutonaria, da mentira, no ignorar os pobres, o orgulho ou sonegar impostos; a opção é minha - não um acidente do fogo.
E a graça do perdão de Deus é instantânea, dada gratuitamente e concedida na hora em que estou pronto a admitir meu pecado, e a reconhecer a necessidade do perdão.

Nenhum comentário: