sábado, abril 19, 2008

"Existem muitas moradas na casa de meu Pai"

O Calendário Litúrgico recomenda para este 5º Domingo da Páscoa, 20 de abril, as seguintes leituras bíblicas:
Salmo 66: 1 - 11 ou 66: 1 - 8;
Atos dos Apóstolos 17: 1 - 15 ou
Deuteronômio 6: 20 - 25;
I Carta de São Pedro 2: 1 - 10 ou
Atos dos Apóstolos 17: 1 - 15;
São João 14: 1 - 14

Para reflexão:
Estamos na quadra da Páscoa e temos, domingo após domingo, salientado e buscado compreender que a Ressurreição de Jesus Cristo não é apenas um final feliz para a trajetória do Filho de Deus na condição humana. A Páscoa é muito mais que isso; é a certeza de que Deus sempre esteve, e continua, entre nós. E se compreendemos que, assim como lá nos primórdios da Igreja, o Cristo ressuscitado se manifesta aos seus amigos, aos que confiam nEle, mais ainda nos alegrará a promessa do Evangelho desse domingo: “Existem muitas moradas na casa de meu Pai. Se não fosse assim, eu lhes teria dito, porque vou preparar um lugar para vocês.”
O que devemos fazer para merecer essa morada feliz?
Devemos seguir, e não apenas conhecer, os passos de Jesus, ainda que essa caminhada, como vimos no relato dos Atos dos Apóstolos, cause desconforto e abale as estruturas de uma sociedade que não conhece e não respeita o caminho, a verdade e a vida.
Viver o Evangelho pode nos trazer alguns contratempos e exigir algumas posições mais corajosas. Mas, afinal, o que buscamos e o que ganhamos com Jesus Cristo é a vida plena. Portanto, não pode pairar sobre nós a dúvida sobre essa dádiva de Deus. Caso contrário, ainda não entendemos o verdadeiro sentido da Ressurreição.

Coleta do Dia
Ó Deus Onipotente, a quem verdadeiramente conhecer é a vida eterna; concede-nos que conheçamos perfeitamente que teu Filho Jesus Cristo é o caminho, a verdade e a vida; para que, seguindo seus passos, andemos com perseverança no caminho que conduz à vida eterna; mediante o mesmo teu Filho Jesus Cristo, nosso Senhor, que vive e reina contigo e com o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém.

Um comentário:

Anônimo disse...

bom comeco