quinta-feira, abril 24, 2008

Leituras recomendadas para esta quinta-feira - 24/04

O Calendário Litúrgico recomenda para esta quinta, 24 de abril, as seguintes leituras bíblicas:

Salmo [70],71 ou 74
Levítico 19:26-37
II Tessalonicenses 2:1-17
São Mateus 6:25-34

No devocionário Sementes n° 62 (ano de 2004), encontramos a seguinte meditação, de autoria de Rev. Jaci Maraschin:

O dia de hoje
O tempo nos oferece três possibilidades de vida.
A primeira é a vida no passado. Nessa dimensão predominam as recordações e funciona, em primeiro lugar, a memória. Voltando-nos para os bons momentos que tivemos e nos tornamos saudosistas. O tempo que já passou torna-se modelo para o tempo que está passando. Os tradicionalistas e conservadores situam-se nessa dimensão. Querem sempre repetir o que já foi.
A segunda possibilidade é a vida no futuro. São os que se contentam em dizer que tudo vai melhorar. O futuro é visto como recompensa pelos males do dia-a-dia. Criam-se utopias para justificar o marasmo do presente. São os que dizem que "o Brasil é o país de amanhã", como se nesse "amanhã" algo mágico pudesse se estabelecer. Olhando para o futuro nos esquecemos do tempo presente.
A terceira possibilidade é, pois, a vida no presente. Ao lermos o evangelho de São Mateus encontramos-nos com Jesus, no seu presente. Refuta o passado, despreocupa-se com o dia de amanhã e chama os discípulos a viver agora: "Não fiquem preocupados com o dia de amanhã, pois o dia de amanhã trará as suas próprias preocupações".

Nenhum comentário: