domingo, abril 20, 2008

Leituras recomendadas para esta segunda-feira - 21/04

O Calendário Litúrgico recomenda para esta segunda-feira, 21 de abril, as seguintes leituras bíblicas:
Salmos 56,57 (58) ou 64, 65
Levítico 16: 1 - 19
I Tessalonicenses 4: 13 - 18
São Mateus 6: 1 - 6, 16 - 18

No devocionário Sementes n° 62 (ano de 2004), encontramos a seguinte meditação, de autoria de Dom Edmund Knox Sherrill:
Diversidade de leis
"Tudo que é vida é precioso aos olhos de Deus. Portanto, a Palavra de Deus contém mandamentos e recomendações detalhadas sobre pormenores, como também enuncia preceitos e princípios gerais.
Levítico apresnta muitas leis curiosas e circunscritas aos tempos antigos e, mesmo assim, é onde encontramos o texto citado por Jesus: "Amarás o teu próximo, como a ti mesmo" - Lev. 19:18; Mt. 19:19.
Podemos considerar a distinção feita pelo Artigo VII, dos 39 Artigos da nossa tradição anglicana: "Ainda que a Lei de Deus, dada por meio de Moisés, no que diz respeito a Cerimônias e Ritos não obrigue os cristãos..., todavia, não há cristão algum que esteja isento da obediência aos Mandamentos, que se chama Morais".
Esse critério é útil, mas não resolve todos os problemas do crente, que busca nas Escrituras o guia de sua vida. Importa, em todo o caso, reconhecer que todos os aspectos da vida humama, princípios gerais, mandamentos válidos em todas as épocas e também detalhes e pormenores transitórios são sujeitos a Deus."

Nenhum comentário: