quinta-feira, agosto 09, 2007

Leituras recomendadas para 12/08

O Calendário Litúrgico recomenda para o domingo 12 de agosto, as seguintes leituras bíblicas:
Salmo 33
Gênesis 15: 1-6
Carta aos Hebreus 11: 1-16
Evangelho de São Lucas 12: 32 – 40


Estas leituras bíblicas nos convidam para uma reflexão sobre a nossa fé.
No início do capítulo 15 do livro de Gênesis, nos deparamos com um diálogo de Deus com Abraão. Deus quer a confiança de Abraão, mas ele, num primeiro momento, não demonstra firmeza. Deus insiste e o convence a confiar na sua promessa. Já o autor da Carta aos Hebreus, no capítulo 11, enaltece a fé, lembrando como foi importante a confiança que nossos antepassados tiveram em Deus.
E, finalmente, no capítulo 12 do Evangelho segundo São Lucas, ouvimos a promessa e a advertência de Jesus. “Não tenham medo (...) porque o Pai de vocês tem prazer em dar-lhes o Reino.” Jesus também recomenda que estejamos sempre prontos para atender o chamado de Deus e que não devemos viver só pensando nos bens que almejamos adquirir nessa vida. E Ele alerta: “Onde está o seu tesouro, ali estará também o seu coração”.
Vale a pena fazer uma leitura de todo o capítulo 12 de São Lucas, depois repetirmos, com o coração, a Coleta do Dia (abaixo) e refletirmos sobre a vontade do Pai para conosco.
A propósito, domingo é o Dia dos Pais. Que tal convidar o seu pai (ou o seu filho) para iniciar esse dia tão especial indo a Igreja para demonstrar ao Pai Eterno, que realmente, nEle devemos depositar toda a nossa confiança.

Coleta do Dia
Concede-nos, Senhor, te rogamos, a graça de pensar e executar sempre o que é justo e bom, para que nós, que sem Ti nada podemos, por Ti nos tornemos capazes de viver conforme a tua vontade, mediante nosso Senhor Jesus Cristo, que vive e reina contigo e com o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém.

Nenhum comentário: