sexta-feira, agosto 17, 2007

Leituras recomendadas para domingo - 19/08

O Calendário Litúrgico recomenda para domingo, 19 de agosto, as seguintes leituras bíblicas:
Salmo 82
Jeremias 23: 23-29
Carta aos Hebreus 12: 1-7 (8-10) 11-14
Evangelho Segundo São Lucas 12: 49-56

O capítulo 23 de Jeremias inicia com uma séria ameaça: “Aí dos pastores que espalham e extraviam as ovelhas do meu rebanho...” Já a leitura selecionada para este domingo começa com alguns questionamentos: “Será que eu sou Deus só de perto?... De longe eu não sou Deus? Pode alguém esconder-se em algum lugar onde eu não possa vê-lo?”
O profeta Jeremias faz duras críticas àqueles que, falando em nome de Deus, enganam o povo e não o orienta segundo a vontade de Deus. “Até quando os profetas continuarão profetizando mentiras e fantasias de sua imaginação?”
A mensagem que Deus queria que os profetas e pastores ensinassem ao povo está clara no texto recomendado para domingo da Carta aos Hebreus. “Deixemos de lado tudo que nos atrapalha e o pecado que se agarra em nós. Corramos com perseverança na corrida, mantendo os olhos fixos em Jesus, autor e consumador da fé.”
Conhecendo a dureza dos nossos corações, Jesus diz, no texto de São Lucas, que veio para lançar fogo sobre a terra e trazer divisão.
Acreditamos e proclamamos que Jesus Cristo veio ao mundo e sofreu morte na cruz para que tenhamos vida. Logo, sabemos que a vontade dEle não é que soframos, que tenhamos discórdia em nossos lares, miséria e destruição. Então, por que o Evangelho deste domingo é tão forte e ameaçador? É por que a vida plena prometida por Jesus passa pelo nosso comprometimento de levarmos uma vida de acordo com a vontade de Deus. Porém, muitas vezes somos tolerantes demais e acabamos por nos distanciar do caminho da justiça e da verdade.
O salmista nos dá uma boa dica para agradar a Deus: “Defendei o pobre e o órfão; fazei justiça ao aflito e ao desamparado. Livrai o desgraçado e o indigente; salvai-os da mão dos perversos. Eles não conhecem nem entendem; andam vagando às escuras.” (Salmo 82: 3-5)

Coleta do Dia
"Deus Onipotente, que deste teu único Filho não só em sacrifício pelo pecado, mas também para exemplo de santidade, dá-nos a graça de sempre receber com gratidão os frutos da sua obra redentora e de seguir diariamente os bem-aventurados passos de sua santíssima vida. Mediante nosso Senhor Jesus Cristo, que vive e reina contigo e com o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém." (LOC pág. 131)

Nenhum comentário: