sábado, agosto 25, 2007

Leituras recomendadas para domingo - 26/08

O Calendário Litúrgico recomenda para domingo, 26 de agosto, as seguintes leituras bíblicas:
Salmo 46
Isaías 28: 14-22
Carta aos Hebreus 12: 18-19, 22-29
Evangelho Segundo São Lucas 13: 22-30

Se toda a verdade bíblica se resumisse nestas três leituras recomendadas para domingo, não seria fácil interpretá-las. Primeiro, por que se não conhecemos o contexto em que foram escritas, como compreenderemos o significado de certas expressões, como “Fizemos aliança com a morte...”, encontradas em Isaías. Que aliança? A quem o autor está se referindo ao usar a palavra morte?
A leitura de Hebreus 12 também é de difícil compreensão. E finalmente, São Lucas nos fala de uma porta estreita que poderá se fechar diante de nós.
Como na semana anterior, o Evangelho deste domingo é forte e ameaçador. Devemos lembrar que o momento litúrgico é este. Logo ali adiante o enfoque será outro, mas, sobretudo, o que prevalece é o amor de Deus para conosco e o seu desejo que vivamos segundo os seus preceitos.
A Palavra de Deus é viva e eficaz, justamente por que o seu efeito poderá ser diferente de pessoa para pessoa. Leia atentamente o capítulo 13 do Evangelho segundo São Lucas e tente ver de que lado da porta você ficaria, de acordo com a vida que você leva e com o comprometimento que você tem com Deus.

Coleta do Dia
Ó Misericordioso Deus, concede que a tua Igreja, unida pelo Espírito Santo, manifeste o teu poder entre todos os povos, para a glória do teu Nome. Mediante Jesus Cristo, nosso Senhor, que vive e reina contigo e com o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém. (LOC pág. 131)

Nenhum comentário: