sexta-feira, agosto 31, 2007

Leituras recomendadas para domingo - 02/09

O Calendário Litúrgico recomenda para este domingo, 2 de setembro, as seguintes leituras bíblicas:
Salmo 112
Eclesiástico 10: (7-11) 12-18
Carta aos Hebreus 13: 1-8
Evangelho Segundo São Lucas 14: 1, 7-14
Ao contrário da semana passada, as leituras recomendadas para este domingo são de facílima compreensão. Porém, principalmente nos dias atuais, onde os apelos da mídia e da sociedade nos estimulam à direção oposta, colocar em prática o que estes textos sugerem, não é tarefa simples. A dificuldade que temos em seguir a orientação contida nas leituras é inversamente proporcional à facilidade que temos em compreendê-las. Ou seja, entendemos, mas nem sempre colocamos em prática.
Podemos dizer que o foco das três leituras é a humildade. “A essência do orgulho humano é afastar-se do Senhor e manter o coração longe de quem o criou”, diz o Eclesiástico. Já o autor da Carta aos Hebreus, entre outras admoestações, recomenda que a nossa conduta “não seja inspirada pelo amor ao dinheiro”. E, finalmente, no Evangelho de São Lucas, Jesus usa uma parábola para advertir que não devemos querer sempre ser os primeiros. E Ele vai mais além e nos recomenda uma conduta que, nos nossos dias, é vista por muitos como algo impraticável. Jesus quer que façamos o bem para aqueles que, sabidamente, não nos poderão retribuir. Numa linguagem bem atual, poderíamos dizer: “É ruim, né!”
Vivemos numa sociedade onde prevalece o orgulho (Preciso ser o mais belo, o mais esperto, o mais rápido, o mais corajoso, o mais astuto, etc.). Se não tiver esses predicados, você será um derrotado, vai ficar no fim da fila, não será lembrado por ninguém, nem será respeitado.
E aí, devemos seguir a onda do momento e ceder aos caprichos da sociedade, ou confiar na promessa de Jesus: “E você receberá a recompensa na ressurreição dos justos”.

Coleta do Dia
Senhor de todo o poder e majestade, autor e dispensador de todo o bem; enxerta em nossos corações o amor do teu Nome; aumenta em nós a verdadeira religião, nutre-nos com toda a bondade e frutifica em nós as boas obras; por Jesus Cristo, nosso Senhor, que vive e reina contigo e com o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém. (LOC pág. 132)

Nenhum comentário: