sexta-feira, agosto 03, 2007

Encontro de Jovens

Um grupo de aproximadamente 30 jovens, representando cinco paróquias da Diocese Meridional, esteve reunido no domingo, 17 de junho, em Novo Hamburgo. Foi um dia de louvor a Deus, comunhão, meditação, troca de experiências e uma retomada da caminhada diocesana. O tema central do encontro foi o chamado de Deus a Jeremias e a sua relação com os jovens de hoje. As atividades estavam previstas para um sítio na região, mas em função da chuva que caiu durante toda a semana, realizaram-se na Paróquia de Todos os Santos. O clima de alegria e engajamento na proposta do encontro já pôde ser sentido durante a Santa Eucaristia, celebrada pelo pároco, Rev. Cônego Carlos Getúlio Hallberg e pelo Rev. Humberto E. Maiztegui Gonçalves.
Após o culto, os jovens da Paróquia de Todos os Santos, com a cooperação do Sem. Jordan Brasil (da Diocese Sul-Ocidental), apresentaram uma encenação do chamado de Deus a Jeremias. A partir daí o Rev. Humberto conduziu os trabalhos, com muita reflexão sobre o tema e questionamentos sobre a vocação de cada um dos participantes e a resposta de cada um a este chamado. Os trabalhos foram interrompidos ao meio-dia, para o almoço preparado pelas senhoras da paróquia anfitriã.
Logo após o almoço, iniciou-se uma série de jogos e brincadeiras que tinham por finalidade mostrar a importância e as dificuldades do trabalho em equipe. Divididos em quatro grupos, por sorteio, os jovens disputaram futebol de mesa soprando em canudinhos, jogaram futebol sentados e fizeram arremessos de bolas na boca de um boneco, tudo isso regado a muito canto de louvor.
Antes de encerrar as atividades, todos voltaram ao templo para uma avaliação e testemunhos sobre os trabalhos do dia e para encaminhamento de propostas visando a continuidade de encontros desta natureza. Uma das propostas foi a realização de um encontro em Porto Alegre, no próximo dia 8 de julho, por ocasião da visita da presidente da Igreja Episcopal dos Estados Unidos (Ecusa), Bispa Katherine Jefferts Scori. A jovem Tatiane Vidal dos Reis, da Paróquia de Todos os Santos e uma das coordenadoras da juventude da Diocese, foi encarregada dos encaminhamentos para que esta reunião seja viabilizada. Também deverá ser estudada a possibilidade de se realizarem outros encontros regionais (diocesanos) ainda este ano, com a possibilidade de trabalhos paralelos ao Mutirão do Avivamento Espiritual que já tem seu calendário organizado.
O encontro do dia 17 de junho contou, além dos jovens de Novo Hamburgo, com representantes das paróquias da Bênção Divina (São Francisco de Paula), Espírito Santo (Montenegro), Graça Divina (Viamão) e São Lucas (Canoas).

Nenhum comentário: