quinta-feira, outubro 07, 2010

“Quem tem ouvidos para ouvir, ouça.”

Leituras recomendadas para esta sexta-feira – 08/10/2010

Depois disso, Jesus andava por cidades e povoados pregando e anunciando a Boa Notícia do Reino de Deus. Os Doze iam com ele e também algumas mulheres que haviam sido curadas de espíritos maus e doenças: Maria, chamada Madalena, da qual haviam saído sete demônios; Joana, mulher de Cuza, alto funcionário de Herodes; Suzana e várias outras mulheres, que ajudavam a Jesus e aos seus discípulos com os bens que possuíam.
Ajuntou-se uma grande multidão e de todas as cidades as pessoas iam até Jesus. Então ele contou esta parábola: “O semeador saiu para semear a sua semente. Enquanto semeava, uma parte caiu à beira do caminho, foi pisada e os passarinhos foram e comeram tudo. Outra parte caiu sobre pedras; brotou e secou, porque não havia umidade. Outra parte caiu no meio de espinhos; os espinhos brotaram junto e a sufocaram. Outra parte caiu em terra boa; brotou e deu fruto, cem por um.” Dizendo isso, Jesus exclamou: “Quem tem ouvidos para ouvir, ouça.”
Os discípulos perguntaram a Jesus o significado dessa parábola. Jesus respondeu: “A vocês foi dado conhecer os mistérios do Reino de Deus. Mas, aos outros ele vem por meio de parábolas, para que olhando não vejam e ouvindo não compreendam.”
“A parábola quer dizer o seguinte: a semente é a palavra de Deus. Os que estão à beira do caminho são aqueles que ouviram; mas depois chega o diabo e tira a Palavra do coração deles, para que não acreditem, nem se salvem. Os que caíram sobre a pedra são aqueles que, ouvindo, acolheram com alegria a Palavra. Mas eles não têm raiz: por um momento acreditam; mas na hora da tentação voltam atrás. O que caiu entre os espinhos são aqueles que ouvem, mas, continuando a caminhar, se afogam nas preocupações, na riqueza e nos prazeres da vida e não chegam a amadurecer. O que caiu em terra boa são aqueles que, ouvindo de coração bom e generoso, conservam a Palavra e dão fruto na perseverança.”
(Lucas 8:1-15)

As demais leituras recomendadas para esta sexta-feira são as seguintes:
# Salmo 140,142 ou 141, 143:1-11(12)
# Miquéias 3:9-4:5
# Atos 24:24-25:12

Nenhum comentário: