terça-feira, outubro 05, 2010

És tu aquele que há de vir?

Leituras recomendadas para esta quarta-feira – 06/10/2010

Os discípulos de João o puseram a par de todas essas coisas. Então João chamou dois de seus discípulos, e os mandou perguntar ao Senhor: “És tu aquele que há de vir, ou devemos esperar outro?” Eles foram a Jesus e disseram: “João Batista nos mandou a ti para perguntar: ‘És tu aquele que há de vir, ou se devemos esperar outro?’” Nessa mesma hora, Jesus curou muitas pessoas de suas doenças, males e espíritos maus, e fez muitos cegos recuperar a vista. Depois respondeu: “Voltem, e contem a João o que vocês viram e ouviram: os cegos recuperam a vista, os paralíticos andam, leprosos são purificados, os surdos ouvem, os mortos ressuscitam, e a Boa Notícia é anunciada aos pobres. E feliz é aquele que não se escandaliza por causa de mim!”. Depois que os mensageiros de João partiram, Jesus começou a falar sobre João às multidões: “O que vocês foram ver no deserto? Um caniço agitado pelo vento? O que vocês foram ver? Um homem vestido com roupas finas? Ora, os que se vestem com roupas preciosas e vivem no luxo estão nos palácios dos reis. Então, o que é que vocês foram ver? Um profeta? Eu lhes garanto que sim: alguém que é mais do que um profeta. É de João que a Escritura afirma: ‘Eis que eu envio o meu mensageiro à tua frente: ele vai preparar teu caminho diante de ti’. Eu digo a vocês: entre todos os nascidos de mulher ninguém é maior do que João. No entanto, o menor no Reino de Deus é maior do que ele. Todo o povo, e até mesmo os cobradores de impostos deram ouvidos à pregação de João. Reconheceram a justiça de Deus, e receberam o batismo de João. Mas os fariseus e os doutores da Lei, rejeitando o batismo de João, tornaram inútil para si mesmos o projeto de Deus.”
“Com quem eu vou comparar os homens desta geração? Com quem se parecem eles? São como crianças que se sentam nas praças, e se dirigem aos colegas dizendo: ‘Tocamos flauta, e vocês não dançaram; cantamos música triste, e vocês não choraram’. Pois veio João Batista, que não comia nem bebia, e vocês disseram: ‘Ele tem um demônio! ’ Veio o Filho do Homem, que come e bebe, e vocês dizem: ‘Ele é um comilão e beberrão, amigo dos cobradores de impostos e dos pecadores! ’ Mas a sabedoria foi justificada por todos os seus filhos”.
(Lucas 7:18-35)

As demais leituras recomendadas para esta quarta-feira são as seguintes:
# Salmo 119:145-176 ou 128,129, 130
# Miquéias 2:1-13
# Atos 23:23-35

Nenhum comentário: