segunda-feira, setembro 20, 2010

Preparando o Caminho

Leituras bíblicas para esta terça-feira – 21/09/2010

O povo estava esperando o Messias. E todos perguntavam a si mesmos se João não seria o Messias. Por isso, João declarou a todos: “Eu batizo vocês com água. Mas vai chegar alguém mais forte do que eu. E eu não sou digno nem sequer de desamarrar a correia das sandálias dele. Ele é quem batizará vocês com o Espírito Santo e com fogo. Ele terá na mão uma pá; vai limpar sua eira, e recolher o trigo no seu celeiro; mas a palha ele vai queimar no fogo que não se apaga”.
João anunciava a Boa Notícia ao povo de muitos outros modos. João repreendeu o governador Herodes, porque este se casara com Herodíades, a mulher do irmão, e porque tinha feito muitas outras maldades. Herodes ainda fez pior: mandou prender João.
Todo o povo foi batizado. Jesus, depois de batizado, estava rezando. Então o céu se abriu, e o Espírito Santo desceu sobre ele em forma corpórea, como pomba. E do céu veio uma voz: “Tu és o meu filho amado! Em ti encontro o meu agrado.”
(Lucas 3:15-22)

No Evangelho de segunda-feira, vimos João Batista preparando o caminho para Jesus. Ele batizava o povo no rio Jordão e anunciava Aquele, que batizaria com o Espírito Santo. O texto desta terça mostra as pessoas impressionadas com a pregação de João e indagando se não seria ele mesmo o Messias, mas João não cedeu à tentação de se passar pelo Senhor. E o povo começou a perceber a divindade de Jesus.

As demais leituras recomendadas para esta terça-feira são as seguintes:
# Salmo 78:1-39 ou 78:40-72
# Ester 5:1-14 ou Judite 8:9-17,9:1,7-10
# Atos 18:12-28

Nenhum comentário: