sábado, setembro 25, 2010

O rico e o pobre

Havia um homem rico que se vestia de púrpura e linho fino, e dava banquetes todos os dias. E um pobre, chamado Lázaro, cheio de feridas, que estava caído à porta do rico. Ele queria matar a fome com as sobras que caíam da mesa do rico. E ainda vinham os cachorros lamber-lhe as feridas. Aconteceu que o pobre morreu, e os anjos o levaram para junto de Abraão. Morreu também o rico e foi enterrado. No inferno, em meio aos tormentos, o rico levantou os olhos, e viu de longe a Abraão, com Lázaro a seu lado. Então o rico gritou: ‘Pai Abraão, tem piedade de mim! Manda Lázaro molhar a ponta do dedo para me refrescar a língua, porque este fogo me atormenta’. Mas Abraão respondeu: ‘Lembre-se, filho: você recebeu seus bens durante a vida, enquanto Lázaro recebeu males. Agora, porém, ele encontra consolo aqui, e você é atormentado. Além disso, há um grande abismo entre nós: por mais que alguém desejasse, nunca poderia passar daqui para junto de vocês, nem os daí poderiam atravessar até nós’. O rico insistiu: ‘Pai, eu te suplico, manda Lázaro à casa de meu pai, porque eu tenho cinco irmãos. Manda preveni-los, para que não acabem também eles vindo para este lugar de tormento’. Mas Abraão respondeu: ‘Eles têm Moisés e os profetas, que os escutem!’ O rico insistiu: ‘Não, Pai Abraão! Se um dos mortos for até eles, eles vão se converter’. Mas Abraão lhe disse: ‘Se não escutam a Moisés e aos profetas, mesmo que um dos mortos ressuscite, eles não ficarão convencidos’.” (Lucas 16:19-31)

A parábola do rico e o pobre pouco nos ajuda se quisermos, a partir daí, entender ou estabelecer conceitos sobre o céu e o inferno. Mas ela tem um valor imenso quando buscamos compreender a vontade de Deus para as nossas vidas. Este texto bíblico, recomendado para este domingo, nos leva a refletir sobre as desigualdades e injustiças deste modelo de sociedade que criamos. Precisamos refletir sobre o abismo que há entre poucos que têm muito e muitos que não tem nada. Sempre lembrando que Jesus veio, e nos chama a ser seus colaboradores, para que todo tenham vida, e vida em abundância.

As demais leituras recomendadas para este domingo são as seguintes:
# Salmo 146 ou 146:4-9
# Amós 6:1-7
# I Timóteo 6:11-19

Nenhum comentário: