sábado, outubro 02, 2010

Senhor: aumenta a nossa fé

Leituras recomendadas para este domingo – 03/10/2010

Os apóstolos disseram ao Senhor: “Aumenta a nossa fé!” O Senhor respondeu: “Se vocês tivessem fé do tamanho de uma semente de mostarda, poderiam dizer a esta amoreira: ‘Arranque-se daí, e plante-se no mar’. E ela obedeceria a vocês.
Se alguém de vocês tem um empregado que trabalha a terra ou cuida dos animais, por acaso vai dizer-lhe, quando ele volta do campo: ‘Vem depressa para a mesa?’ Pelo contrário, não vai dizer ao empregado: ‘Prepare-me o jantar, cinja-se e sirva-me, enquanto eu como e bebo; depois disso você vai comer e beber?’ Será que vai agradecer ao empregado, porque este fez o que lhe havia mandado? Assim também vocês: quando tiverem cumprido tudo o que lhes mandarem fazer, digam: ‘Somos empregados inúteis; fizemos o devíamos fazer.’
(Lucas 17: 5-10)

As demais leituras bíblicas recomendadas para este domingo são as seguintes: Salmo 37: 1-18, Habacuc 1: 1-13,2: 1-4 e II Timóteo 1: 1-14.

O salmista recomenda: “Não te indignes à vista dos malfeitores; nem tenhas inveja dos que praticam maldade.”

No Antigo Testamento, o profeta Habacuc, inconformado com o sofrimento do povo, diante da violência e da opressão dos fortes sobre os fracos, queixa-se a Deus: Até quando clamarei a ti sem que tu me tragas a salvação?

São Paulo, embora preso e preste a ser martirizado, ainda encontra forças para aconselhar o amigo Timóteo a se manter firme no testemunho do Senhor.

E no Evangelho acima, Jesus chama a atenção para a pequenez da nossa fé. Certamente, se vivemos ainda hoje numa sociedade injusta e opressora, como no tempo de Habacuc, é por que a nossa fé continua sendo menor que uma semente de mostarda, por que não unimos nossas forças na defesa da Boa Notícia do Evangelho e acabamos cedendo aos malfeitores e invejando os que praticam o mal.

Nenhum comentário: