O Calendário Litúrgico recomenda para este domingo, 9 de setembro, as seguintes leituras bíblicas:
Salmo 1
Deuteronômio 30: 15-20
Carta de São Paulo a Filemon 1-20
Evangelho Segundo São Lucas 14: 25-33
“Quem não carrega sua cruz e não caminha atrás de mim, não pode ser meu discípulo.” (Lc 14:27)
Você já parou para pensar no que significa, verdadeiramente, para a sua vida, este carregar a sua cruz?
Estamos hoje inseridos numa sociedade consumista e imediatista que muitas vezes nos leva de roldão, não nos deixa refletir sobre o sentido das coisas. Já não sabemos se devemos ter esperança e resistir aos apelos do mundo ou se devemos ceder para sobreviver.
Pois os textos bíblicos recomendados para este domingo nos trazem uma mensagem de advertência e também de confiança. Devemos resistir às promessas de vida fácil e prosperidade, onde acabamos perdendo a noção dos princípios e valores cristãos, e confiar na vida plena assegurada por Jesus Cristo.
A advertência feita lá no livro de Deuteronômio pode e deve ser trazida para os nossos dias: “Hoje eu estou colocando diante de você a vida e a felicidade, a morte e a desgraça.” Este chamamento de Deus para que o povo de Israel reveja a sua própria história e se dê conta que Ele continua presente nas suas vidas precisa ser ouvido por cada um de nós, hoje, em pleno século XXI. Assim como o povo de Israel se distanciou de Deus, nós também, temos nos afastado, achando que só assim sobreviveremos. Lutamos pela nossa vida, pela nossa salvação, e esquecemos que a mensagem de Jesus é que doemos as nossas vidas pelos nossos semelhantes. A advertência, em Deuteronômios, para que o povo volte a obedecer os mandamentos de Deus e tenha uma vida abençoada, vale também para nós.
O apóstolo Paulo, em sua carta a Filemon, mostra o quanto é importante não apenas nos dizermos cristãos, mas exercermos o verdadeiro cristianismo. Onésimo era um escravo que fugiu de Filemon. Paulo o converteu e o enviou de volta recomendando a Filemon que o recebesse como a um irmão na fé. Paulo, naquele momento, sabia que não tinha força terminar com a escravidão, que era uma prática normal para a sociedade da época. Mas ele não se deixava influenciar por essa prática condenada por Deus. Assim, nós também temos que agir, rejeitando tudo aquilo que desagrada a Deus.
“...se o seu coração se desviar e você não obedecer, se você se deixar seduzir e adorar e servir a outros deuses, eu hoje lhe declaro: é certo que vocês perecerão.” Temos que ter bem claro em nossa consciência que seduções e que deuses ameaçam as nossas vidas. Só assim, estaremos aptos a seguir os passos de Jesus e teremos forças para carregar a nossa cruz. E Ele, com certeza, nos ajudará a vencer todos os males e perigos que nos cercam.
Coleta do Dia
Concede-nos, Senhor, que confiemos em Ti com todo o nosso coração, porque assim como Tu resistes aos orgulhosos, que se vangloriam de sua própria força, também nunca abandonas os que exaltam a tua misericórdia; por Jesus cristo, nosso Senhor, que vive e reina contigo e com o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém.
Um comentário:
Pois é...
As pessoas acreditam que o que vem do mundo, que aquilo que o mundo oferece é muito mais fácil de se adquirir do que aquilo que Deus preparou para cada um de nós.
Essas mesmas pessoas acreditam que as consequências de aceitar essas coisas fáceis são superáveis. Já ouviu falar daquele ditado que diz sobre quebrar a cara? Ele incentiva a arriscar e consequentemente a quebrar a cara como forma de aprendizado.
As pessoas preferem errar, quebrar a cara e sofrer as consequências que andar nos caminhos do Senhor. Por quê será?
Acho que é porquê o caminho é estreito. Mesmo assim, eu prefiro andar por este caminho. Mesmo quebrando a cara de vez em quando (hehehehehe) sei quem está no comando e qual vai ser a minha recompensa mais tarde!!!!!
Bom domingo Fê!
Postar um comentário