sexta-feira, setembro 14, 2007

Leituras recomendadas para domingo - 16/09

O Calendário Litúrgico recomenda para este domingo, 16 de setembro, as seguintes leituras bíblicas:
Salmos 51: 1-18
Êxodo 32: 1, 7-14
I Carta de São Paulo a Timóteo 1: 12-17
Evangelho Segundo São Lucas 15: 1-10
“(...) Esse homem acolhe pecadores, e come com eles!” (Lc 15: 2)
É muito comum, mesmo nas comunidades cristãs, estabelecermos juízos como os fariseus e os doutores da Lei fizeram com Jesus, conforme nos mostra hoje o Evangelho de São Lucas. Eu, você, muitos de nós, alguma vezes já fizemos esta crítica a Jesus.
Discriminamos as pessoas, seja porque elas têm a cor da pele diferente da nossa, pelo grau de instrução inferior (ou superior) ao nosso, pela posição social, ou até mesmo porque elas pensam diferente de nós.
Pois, no texto de hoje, nos deparamos com um Jesus que não apenas senta ao lado dos pecadores e come com eles, mas que também expressa toda a sua preocupação com o bem-estar de todas as pessoas, independente da classe social, da conta bancária ou do prestígio que essa pessoa goze no meio onde vive.
A parábola da ovelha perdida foi contada para mostrar que, assim como qualquer um de nós se alegra quando recupera algo que havia perdido, Deus também quer o bem de toda a sua criação e não deseja o mal a ninguém.
Quando o texto diz que “ele deixa as noventa e nove ovelhas no campo para ir atrás daquela que se perdeu”, não significa que Deus ama o pecador e despreza os que seguem os seus ensinamentos. Ele ama o pecador, tanto quanto ama o justo. Sempre é bom frisar que Deus, da mesma forma que ama a nós (que nos julgamos justos), ama aqueles que estão longe do seu caminho. Portanto, além de não julgar os outros, é salutar que façamos uma análise da nossa vida, para verificarmos se estamos no grupo das noventa e nove ou se somos a ovelha perdida. Será que não estamos agindo como o povo do deserto (que lemos no texto de Êxodo) e construindo e adorando bezerros de ouro?
As leituras deste domingo podem nos ajudar a entender melhor a vontade de Deus para conosco. Que, a partir desse entendimento, possamos ser instrumentos nas mãos dEle para ajudar tantas pessoas que vivem a nossa volta e estão precisando de atenção e bons exemplos e não de desprezo e discriminação.

Coleta do Dia
Ó Deus, visto que sem Ti não Te podemos agradar, misericordioso, permite que teu Santo Espírito dirija e governe os nossos corações; mediante nosso Senhor Jesus Cristo, que vive e reina contigo e com o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém.

Nenhum comentário: