sexta-feira, outubro 26, 2007

Leituras recomendadas para domingo - 28/10

O Calendário Litúrgico recomenda para este domingo, 28 de outubro, as seguintes leituras bíblicas:
Salmo 84
Jeremias 14: 1-10, 19-22
II Carta a Timóteo 4:6-8, 16-18
Evangelho de São Lucas 18:9-14

(Jesus) Contou ainda esta parábola para alguns que, convencidos de serem justos, desprezavam os outros: “Dois homens subiram ao Templo para orar; um era fariseu e o outro publicano. O fariseu, de pé, orava interiormente deste modo: ‘Ó Deus, eu te dou graças porque não sou como o resto dos homens, ladrões, injustos, adúlteros, nem como este publicano; jejuo duas vezes por semana, pago o dízimo de todos os meus rendimentos’. O publicano, mantendo-se à distância, não ousava sequer levantar os olhos para o céu, mas batia no peito dizendo: ‘Meu Deus, tem piedade de mim, pecador!’
Eu vos digo que este último desceu para casa justificado, o outro não. Pois todo o que se exalta será humilhado, e quem se humilha será exaltado”.
(Lucas 18:9-14)

Cada vez que me deparo com a parábola do fariseu e o publicano, procuro fazer um rápido levantamento de quantas vezes, nos últimos dias, me portei como o fariseu e quantas repeti o gesto do publicano.
E você, já fez a sua auto-avaliação?
Transcrevi todo o texto da parábola, pois entendo que a auto-exaltação tem sido um dos grandes males da humanidade nos dias atuais. No trabalho, na escola, no lazer, são raros os casos em que as pessoas conservam a humildade. Quem não conta alguma vantagem de si próprio, “não tá com nada”. Essa é a regra.
Por outro lado, se quisermos seguir o ensinamento de Jesus, precisamos, como disse Paulo na carta a Timóteo, combater o bom combate e guardar a fé. Não devemos fazer o bem pensando no que as pessoas dirão a nosso respeito, mas como testemunho da Boa Nova anunciada por Jesus Cristo.

Para orar (Coleta do Dia)
“Onipotente e eterno Deus, aumenta em nós a fé, a esperança e o amor; e para que alcancemos as tuas promessas, inclina-nos a amar o que nos ordenas; por Jesus Cristo, nosso Senhor, que vive e reina contigo e com o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém.”

Nenhum comentário: