sexta-feira, outubro 19, 2007

Leituras recomendadas para domingo - 21/10

O Calendário Litúrgico recomenda para este domingo, 21 de outubro, as seguintes leituras bíblicas:
Salmo 121
Gênesis 32: 3-8, 22-30
II Carta a Timóteo 3:14-4:5
Evangelho de São Lucas 18:1-8a

“Tu, porém, permanece firme naquilo que aprendeste e aceitaste como certo; tu sabes de quem o aprendeste. Desde a infância conheces as sagradas Letras; elas têm o poder de comunicar-te a sabedoria que conduz à salvação pela fé em Cristo Jesus. Toda Escritura é inspirada por Deus e útil para instruir, para refutar, para corrigir, para educar na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito, qualificado para toda boa obra.” (II Timóteo 3:14-17)

As sagradas Letras (Assim eram nomeados os livros da Bíblia pelos judeus de língua grega.) nos chamam para uma vida de justiça e de fé. Para isso, precisamos praticar aquilo que nos foi ensinado e que, acreditamos, nos conduz à salvação. Mas, como vamos permanecer firmes? Como escapar dessa avalanche de ídolos e dos falsos mestres que tentam nos desviar da verdade e nos orientam para fábulas?
O capítulo 18 do Evangelho segundo São Lucas, indicado para este domingo, dá a melhor dica para permanecermos fiéis. O texto inicia dizendo que Jesus contou uma parábola para mostrar a necessidade de orar sempre, sem jamais esmorecer. A oração e a busca constante da presença de Deus em nossas vidas, certamente, nos dará essa força para seguirmos firmes a caminhada.
Nós, que temos conhecimento da Palavra de Deus, precisamos perseverar para que possamos testemunhar o amor de Cristo. E um bom exemplo de perseverança, encontramos em Jacó, como é narrado no livro de Gênesis.
Jacó, que havia trapaceado seu irmão Esaú, “roubando-lhe” a bênção de primogênito, teve medo do reencontro com o irmão, mas não hesitou em lutar com Deus (o desconhecido citado no texto) até que este o abençoasse.
Assim, também nós, devemos perseverar e insistir, independente dos erros que tenhamos cometido, até que Deus nos indique o que devemos fazer.

Para orar (Coleta do Dia)
“Onipotente e sempiterno Deus, que em Cristo tens revelado tua glória entre as nações, mantém viva esta obra, por tua misericórdia, para que a tua Igreja pelo mundo inteiro persevere com fé inabalável na confissão do teu Nome; mediante Jesus Cristo, nosso Senhor, que vive e reina contigo e com o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém.”

Nenhum comentário: