sexta-feira, outubro 12, 2007

Leituras recomendadas para domingo - 14/10

O Calendário Litúrgico recomenda para este domingo, 14 de outubro, as seguintes leituras bíblicas:
Salmo 113
Rute 1: 1-19a
II Carta a Timóteo 2: 3-15
Evangelho de São Lucas 17: 11-19

“Onde estão os outros nove?”
Esta foi a pergunta de Jesus ao leproso “estrangeiro” que voltou para dar graças porque fora curado.
A história dos dez leprosos é bem conhecida, principalmente, por quem freqüenta regularmente a igreja.
A caminho de Jerusalém, Jesus encontrou dez leprosos que pediram que Ele tivesse compaixão deles. Jesus, como sempre fazia em seus milagres, deu-lhes uma tarefa: “Vão apresentar-se aos sacerdotes.” No caminho, os dez ficaram curados, mas somente um, que era “estrangeiro”, voltou para agradecer-lhe pelo que fizera.
Há, pelo menos, dois pontos importantes nessa narrativa do Evangelho de São Lucas sobre os quais podemos refletir. Primeiro, Jesus curou dez pessoas e apenas uma lembrou-se de agradecer. Segundo, a pessoa que voltou para agradecer não era do povo que se dizia “de Deus”.
Trazendo essa história para os nossos dias, podemos fazer alguns questionamentos: Quantas vezes nós, “povo de Deus”, deixamos de dar graças pelas bênçãos que recebemos diariamente? Quando ouvimos ou lemos essa passagem, lembramos de alguém para colocar entre os nove ou nos incluímos no grupo que esqueceu do milagre?
É importante que, em todos os acontecimentos, saibamos identificar a ação poderosa de Deus sobre nossas vidas. Na maioria das vezes, Ele age de forma sutil, quase imperceptível, e nós deixamos passar em branco, nem nos damos conta.
Por isso, antes de enumerar os nove que achamos que deveriam dar graças, façamos uma avaliação do nosso comportamento para ver se não estamos em débito com Deus.
Talvez precisemos dizer, mais seguidamente, não apenas com as nossas vozes, mas com as vidas: “Bendito seja o nome do Senhor”.

Para orar (Coleta do Dia)
“Rogamos-te, Senhor, que a tua graça sempre nos preceda e acompanhe, inspirando-nos a perseverar na prática de boas obras; mediante Jesus Cristo, nosso Senhor, que vive e reina contigo e com o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém.”

Nenhum comentário: