quarta-feira, setembro 02, 2009

REFLEXÃO

VIDA COMUNITÁRIA

Revdo. Ives Vergara Nunes

Qual a importância de mantermos uma vida comunitária?
Qual o valor que esta vivência tem para você?

Talvez você nunca tenha parado para pensar nisto; até tenhas esta vivência, mas nunca pensou muito sobre o seu real valor em sua vida. Mas é bom refletir, pois atravessamos tempos onde tudo nos leva a vivermos isolados uns dos outros. A correria do dia a dia, seja por causa do trabalho, estudo ou afazeres domésticos, seja por causa do cansaço, do desânimo, da depressão ou até do medo de sairmos de casa, ou mesmo por estarmos ocupados demais diante de uma tela de TV ou de um computador.
Todas estas coisas fazem nos isolarmos de outras pessoas. E isolamento é sinônimo de divisão e solidão, e isto leva por sua vez a depressão, ao medo e consequentemente ao desespero e a derrota. Por outro lado a vida em comunidade é sinônimo de companhia, companheirismo, irmandade, amizade e tudo isto leva ao fortalecimento, ao encorajamento e consequentemente a esperança e a vitória.
Jesus Cristo disse: “... toda a cidade, ou casa, dividida contra si mesma não subsistirá.” (Mateus 12:25)
E sabemos quem é o senhor que quer dominar este mundo, ele é o “pai da mentira”, e a mentira que anda nos aplicando é - que não precisamos participar de nossa comunidade; - que podemos ser felizes sozinhos; - que basta rezar em casa e não precisamos estar na igreja. O “pai da mentira” quer nos dividir, isolar, enfraquecer e derrotar. Jesus porém acrescenta de forma clara: “Quem não está comigo, está contra mim. E quem não recolhe comigo, espalha” (Mateus 12:30).
Viver em comunidade é declarar ao mundo com quem estamos ligados: nossos irmãos e irmãs de fé; e a quem queremos servir: Jesus Cristo! Juntos com os irmãos e com Cristo, encontramos força, paz, luz para o caminho e a salvação.
Se quiser participar tem lugar. Se ainda não pensou nisto agora é a hora.

Nenhum comentário: