sábado, março 15, 2008

Leituras recomendadas´para o Domingo de Ramos - 16/03

O Calendário Litúrgico recomenda para o Domingo de Ramos, 16 de março, as seguintes leituras bíblicas:
Liturgia das Palmas: Salmo 118: 19-29, 95 e Mateus 21: 1-11
Liturgia da Palavra: Salmo 22: 1-21, Isaías 45: 21-25 ou Isaías 52: 13-53:12, Filipenses 2: 5-11 e Mateus (26: 36-75) 27: 1-54 (55-66).

“Hosana ao Filho de Davi! Bendito o que vem em nome do Senhor! Hosana do mais alto dos céus!”
O Domingo de Ramos lembra a entrada de Jesus em Jerusalém e mostra a expectativa do povo que esperava por um grande rei que lhe trouxesse segurança, prosperidade e novas conquistas. Como bem sabemos, não foi com esse propósito que Jesus veio ao mundo. E por esse motivo, a mesma multidão que estendeu suas veste e jogou palmas pelo caminho gritando “Hosanas”, logo gritaria “Seja crucificado!”
O Domingo de Ramos e a Semana Santa que se inicia nesta segunda-feira, como de resto, toda a Quaresma, é um tempo de reflexão. Paremos um instante com a nossa “louca” correria cotidiana e pensemos no verdadeiro sentido da vida e respondamos para nós mesmos, o que gritaríamos se presenciássemos as cenas da entrada de Jesus em Jerusalém e os acontecimentos seguintes: “Hosanas ao Filho de Davi”, ou “Seja crucificado”?

Para orar (Coleta do Dia)
“Onipotente e Eterno Deus, de tal maneira amaste o mundo, que enviaste teu Filho, nosso Salvador Jesus Cristo, para tomar sobre si a nossa carne e sofrer morte na cruz, dando ao gênero humano exemplo de sua profunda humanidade; concede, em tua misericórdia, que imitemos a sua paciência no sofrimento e possamos participar também de sua ressurreição; mediante o mesmo Jesus Cristo, nosso Senhor, que vive e reina contigo e com o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém.”

Nenhum comentário: