sexta-feira, setembro 21, 2007

Leituras recomendadas para domingo - 23/09

O Calendário Litúrgico recomenda para este domingo, 23 de setembro, as seguintes leituras bíblicas:
Salmo 138
Amós 8: 4-7 (8-12)
I Carta de São Paulo a Timóteo 2: 1-8
Evangelho Segundo São Lucas 16: 1-13

“Quem é fiel nas pequenas coisas também é fiel nas grandes; e quem é injusto nas pequenas também é injusto nas grandes.” (Lc 16: 10)
O Evangelho deste domingo nos adverte quanto à necessidade de sermos fiéis em todas as coisas. Sabemos, porém, que muitas vezes somos tentados a levar vantagem em algumas situações. E pensamos cá com os nossos botões: “É tão pouco o que estou fazendo que não deve ser levado em conta.”
Mas será que a nossa transgressão é pequena por que, pela experiência em Cristo, não seríamos capazes de fazer algo maior, ou pelo fato de não ter surgido uma oportunidade para uma grande transgressão? E, necessariamente, a fidelidade não precisa ser com relação a bens materiais, como o dinheiro. Pode ser uma intrigazinha, uma fofoquinha sem maiores conseqüências, um flertezinho. Aí, de novo, é hora de ouvirmos a advertência de Jesus: “Quem não é fiel no pouco, também não será no muito”.
O texto de Lucas nos traz, ainda, outra advertência: “Nenhum servo pode servir a dois senhores.” Ou seja, se cremos que Jesus Cristo é o Senhor de nossas vidas, temos que procurar viver conforme os seus ensinamentos. Temos que dar testemunho da nossa fé. E esse testemunho, lá dentro de uma Igreja, onde todos se dizem cristãos, é fácil. E no dia-a-dia, no trabalho, entre nossos amigos, como fica o nosso testemunho? Se todos os meus esforços são no sentido de ganhar mais, ter mais e nunca ajudar mais, servir mais, que senhor eu estarei servindo?
O apóstolo Paulo, na carta a Timóteo, recomenda que “levemos uma vida calma e serena, com toda a piedade e dignidade. Isso é bom e agradável diante de Deus”. É bom, também, que fique claro que não precisamos viver miseravelmente. Porém, que a exortação do profeta Amós não nos atinja e que não sejamos exploradores dos necessitados e opressores dos pobres.

Coleta do Dia
Concede, ó Senhor, que não andemos ansiosos quanto às coisas terrenas, que são passageiras, mas que amemos as celestiais que permanecem para sempre. Por Jesus Cristo, nosso Senhor, que vive e reina contigo e com o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém.

Nenhum comentário: