sábado, novembro 10, 2007

Leituras recomendadas para domingo - 11/11

O Calendário Litúrgico recomenda para este domingo, 11 de novembro, as seguintes leituras bíblicas:
Salmo 17
Jô 19: 23-27a
II Carta a Tessalonicenses 2: 13-3:5
Evangelho de São Lucas 20:27-38

No Evangelho deste domingo, Jesus Cristo fala sobre a ressurreição dos mortos.
A lei mosaica determinava que se um homem casado morresse sem ter filhos, a viúva deveria se tornar esposa de seu irmão. Os saduceus, questionaram Jesus sobre a ressurreição de uma mulher que tivesse sido esposa de cinco irmãos (todos mortos antes de gerar filhos). Quando ela morresse, seria mulher de quem?
Jesus respondeu: “Os filhos deste mundo casam-se e dão-se em casamento, mas os que forem julgados dignos de ter parte no outro mundo e na ressurreição dos mortos, não tomam nem mulher nem marido, como também não podem morrer: são semelhantes aos anjos e são filhos de Deus, sendo filhos da ressurreição” (Lc 20:34-36).
Não temos como estabelecer, exatamente, o que acontecerá quando morrermos, mas Jesus deixou claro que na ressurreição será diferente da vida terrena. Devemos pensar sobre a vida eterna, lembrando sempre que começamos a construí-la aqui neste mundo. Mais importante do que saber o que nos aguarda, é tentarmos viver esta vida conforme os preceitos de Deus.

Para orar (Coleta do Dia)
“Ó Deus, cujo Filho, para sempre bendito, foi manifestado para destruir as obras do maligno e tornar-nos filhos de Deus e herdeiros da vida eterna; permite, nós te suplicamos, que nesta esperança nos purifiquemos, assim como Ele é puro; para que, quando vier outra vez com poder e grande glória, sejamos feitos semelhantes a Ele no seu eterno e glorioso reino, onde contigo , ó Pai, e com o Espírito Santo, vive e reina sempre, um só Deus, pelos séculos dos séculos. Amém.”

Nenhum comentário: