quarta-feira, junho 23, 2010

1º Encontro Para Papo e Pizza


Conversando sobre a vida.



Você é uma fatia importante nesta roda de conversas.

Encontros mensais onde teremos oportunidade para debatermos assuntos
que nos dizem respeito. Com bordas recheadas de ideias.

Data: Sábado, 26 de junho - Início: 20hs
Local: Salão da Igreja Episcopal – R. Bauru, 263 Canudos – NH
Contatos: 9127-5580 com Rev. Ives
Tema: MPB – Música Popular Brasileira com o
Sr. Juliano de Lima e Silva – professor de artes e músico

Obs: Traga CD´s das músicas de MPB que você mais gosta.

Esperamos todos por aqui!

quarta-feira, junho 16, 2010

Confelíder e Sínodo - a importância dos leigos


Aconteceu entre os dias 2 e 6 de junho, na cidade de Embu-Guaçú, em SP, a Confelíder (Conferência de Lideranças da IEAB) e também o XXXI Sínodo Geral da IEAB. Na ocasião foram comemorados os 200 anos de chegada anglicana ao Brasil, 120 anos da IEAB e 25 anos de ordenação feminina em nossa província. Entre muitas decisões relevantes para a vida da nossa igreja, uma em particular, marcou o Sínodo, foi a eleição da Profª Selma Rosa, como presidente da Câmara dos Clérigos e Leigos. É a primeira vez que um leigo assume esta função. Marcando assim o que foi afirmado durante os dois eventos: "os leigos tem um papel de protagonistas na vida da IEAB".

Esperamos que a partir desta decisão histórica, mais do que nunca, os leigos se sintam chamados e tocados por Deus para assumirem realmente o seu protagonismo na vida da igreja. Somando forças, participando e contribuindo na construção de uma igreja cada vez mais forte, democrática e inclusiva, e transformando cada comunidade num espaço onde todos tenhamos lugar e vez, e sejamos renovados para amar e servir em Nome de Cristo.

Para obter mais informações sobre a Confelíder e o Sínodo, e também ver fotos, acessem o site provincial: http://www.ieab.org.br/

Revdo. Ives Vergara - Pároco
(foi delegado nestes eventos representando a Diocese Meridional)

Sabão Solidário - uma ideia simples e importante

A comunidade tem mantido um projeto que, embora envolto de uma simplicidade imensa, tem se mostrado de uma importância enorme. Trata-se da confecção do SABÃO SOLIDÁRIO. Como funciona: as pessoas trazem para a igreja o óleo de cozinha (sobra das frituras) que recolhem em casa. Há também sempre doadores que fazem ofertas para que se compre soda caústica e álcool que são os outros ingredientes necessários. Juntando estes elementos, mãos a obra. Com uma receita fácil é confeccionado um sabão caseiro em barra. Desta forma simples a comunidade tem aprendido a ser mais consciente sobre como descartar o óleo de cozinha, que é tremendamente poluidor, tem havido um trabalho com conjunto para a confecção do sabão, e melhor ainda, o destino dos recursos alferidos com a venda são para o sustento do trabalho da Escola Dominical. Isto é ser SOLIDÁRIO com a natureza e com a educação cristã de nossas crianças. Colabore e participe desta iniciativa. Revdo. Ives Vergara Nunes

Sem o Espírito Santo, o Cristo permanece no passado


Pentecostes é a coroação da Páscoa de Cristo

PENTECOSTES, do grego “pentekosté”, é o qüinquagésimo dia após a Páscoa. Comemora-se o envio do Espírito Santo à Igreja. A partir da Ascensão de Cristo, os discípulos e a comunidade não tinham mais a presença física do Mestre. Em cumprimento à promessa de Jesus, o Espírito foi enviado sobre os apóstolos. Dessa forma, Cristo continua presente na Igreja, que é continuadora da sua missão.
A origem do Pentecostes vem do Antigo Testamento, a qual era uma celebração da colheita (cf. Êxodo 23, 14), dia de alegria e ação de graças, portanto, uma festa agrária. Nela, o povo oferecia a Deus os primeiros frutos que a terra tinha produzido. Mais tarde, tornou-se também a festa da renovação da Aliança do Sinai (cf. Ex 19, 1-16).
No Novo Testamento, o Pentecostes está relatado no livro dos Atos dos Apóstolos 2, 1-13. Como era costume, os discípulos, juntamente com Maria, Mãe de Jesus, estavam reunidos para a celebração do Pentecostes judaico. De acordo com o relato, durante a celebração, ouviu-se um ruído: "Como se soprasse um vento impetuoso". "Línguas de fogo" pousaram sobre os apóstolos e todos ficaram repletos do Espírito Santo e começaram a falar em diversas línguas.
Pentecostes é a coroação da Páscoa de Cristo. Nele, acontece a plenificação da Páscoa, pois a vinda do Espírito sobre os discípulos manifesta a riqueza da vida nova do Ressuscitado no coração, na vida e na missão dos discípulos.
Podemos notar a importância de Pentecostes nas palavras do Patriarca Atenágoras (1948-1972): "Sem o Espírito Santo, Deus está distante, o Cristo permanece no passado, o Evangelho uma letra morta, a Igreja uma simples organização, a autoridade um poder, a missão uma propaganda, o culto um arcaísmo, e a ação moral uma ação de escravos". O Espírito traz presente o Ressuscitado à sua Igreja e garante a ela a vida e a eficácia da missão.
Dada sua importância, a celebração do Domingo de Pentecostes inicia-se com uma vigília, no sábado. É a preparação para a vinda do Espírito Santo, que comunica seus dons à Igreja nascente.
O Pentecostes é, portanto, a celebração da efusão do Espírito Santo. Os sinais externos, descritos no livro dos Atos dos Apóstolos, são uma confirmação da descida do Espírito: ruídos vindos do céu, vento forte e chamas de fogo. Para os cristãos, o Pentecostes marca o nascimento da Igreja e sua vocação para a missão universal.
Fonte: Comunidade Shalom