O Calendário Litúrgico recomenda para este II Domingo do Natal, 4 de janeiro de 2009, as seguintes leituras bíblicas:
Salmo 84;
Jeremias 31: 7-14;
Efésios 1: 3 – 6, 15 – 19;
São Mateus 2: 13 – 15, 19 – 23 ou
São Lucas 2: 41 – 52 ou
São Mateus 2: 1 - 12.
“Conforme crescia, Jesus ia crescendo também em sabedoria, e tanto Deus como as pessoas gostavam cada vez mais dele.” (S. Lucas 2: 52)
O trecho do Evangelho de São Lucas recomendado para este II Domingo do Natal é uma das poucas passagens bíblicas que menciona o Jesus adolescente. O texto fala de Jesus no Templo, quando tinha 12 anos. Ele acompanhava José e Maria até Jerusalém para a festa da Páscoa, conforme o costume da época. Depois da festa, no caminho de volta para casa, eles deram falta de Jesus e retornaram, encontrando-o no pátio do Templo, no meio dos mestres da Lei, ouvindo-os e fazendo perguntas.
Isso mostra que Jesus, na sua condição humana, tinha interesse em aprender sobre a religião de seus pais. Ele se preparou para o seu ministério. José e Maria, já o tinha apresentado no Templo, logo que nasceu, também, como recomendava a tradição. Poderíamos supor que, sendo o Filho de Deus, Jesus não haveria de se preocupar com isso. Pois nessa narrativa de São Lucas, Jesus nos mostra o contrário.
Um dos tantos questionamentos que podemos fazer a nós mesmos, diante deste trecho do Evangelho, é: E nós, que seguimos a tradição da Igreja, fomos batizados, confirmados, batizamos os nossos filhos e os encaminhamos para a confirmação, vamos à Igreja, pelo menos, nas datas mais importantes do Calendário Cristão, temos nos preparado devidamente para o nosso ministério como cristãos?
Coleta do Dia (pág 114 do LOC)
"Ó Deus, que maravilhosamente criaste e ainda mais maravilhosamente restauraste a dignidade da natureza humana; concede que participemos da vida divinal de teu Filho Jesus Cristo, que se humilhou para participar de nossa humanidade, o qual vive e reina contigo e com o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém."